Staples no mundo

Estrutura e cultura globais

História

O fundador da Staples, Tom Stemberg, ex-executivo de uma rede de supermercados, trabalhava numa cotação durante o fim de semana quando a fita de sua impressora rasgou. Era 4 de Julho (Dia da Independência), quando todos os fornecedores locais e lojas de material de escritório estavam fechadas.

Após procurar uma loja aberta para comprar uma nova fita, Tom se deu conta de que o mundo precisava de uma megaloja de materiais para escritório. Dez meses mais tarde, em 1 de Maio de 1986, Staples, a primeira Megastore de artigos para escritório, abriu em Brighton, Massachusetts.

A Staples foi fundada para fazer a compra de materiais para escritório ser fácil em todo o mundo. Por isso, as lojas são sempre em locais de fácil acesso, têm seu horário de funcionamento estendido e uma enorme variedade de produtos e serviços a preços competitivos. Consulte mais informações sobre a Staples mundial aqui.

Estrutura Global
América do Norte
Sediada em Boston (EUA), a corporação Staples atende desde estudantes a grandes empresas, contando com 91.000 colaboradores que trabalham em 2.076 lojas, além das vendas por catálogo e comércio eletrônico.

São cerca de 45.000 produtos em papelaria, escrita, itens de organização pessoal, itens para apresentação, tecnologia, máquinas, limpeza e móveis da mais alta qualidade, além dos serviços de cópia, impressão, assistência técnica, design de escritórios, brindes personalizados, dentre outros.

É hoje o maior fornecedor do mundo, presente em 26 países da América do Norte e do Sul, da Europa, Ásia e Oceania.

América do Sul

A Staples entrou no mercado latinoamericano em 2004, com a aquisição do Officenet, referência no fornecimento de materiais para escritório na Argentina e com filial no Brasil. Através das vendas por catálogo e internet e das 2 lojas Staples em atividade na Argentina, as filiais têm sido destaque pela boa receptividade dos clientes e pelo desenvolvimento alcançado nos países emergentes.

São mais de 10.000 itens, 200 fornecedores e 13 categorias de produtos, dos itens básicos a equipamentos de alta qualidade e tecnologia no ambiente de trabalho, além da marca própria, cujo mix ultrapassou a marca de 400 itens no Brasil.

Europa

Na Europa, a empresa tem 275 lojas em cinco países: Portugal (35), Alemanha (58), Holanda (47), Reino Unido (136) e Bélgica (6). Cerca de 3 milhões de empresas e de consumidores finais procuram o Catálogo Staples para comprar seus artigos de escritório. A Staples tem 10 catálogos e sites que atendem 15 países europeus:

- Portugal (Staples)
- Alemanha (Staples)
- França (Bernard e JPG )
- Itália (MondOffice)
- Espanha (Kalamazoo)
- Reino Unido (Neat Ideas & Staples)
- Áustria, Bélgica, Hungria, Polônia, Holanda, Suíça, República Checa (Pressel International) - Dinamarca (Malling Beck)
- Suécia (Quill Kontorslagret)

Ásia / Pacífico

A Staples China começou como uma joint-venture com a OA 365. Hoje opera como fornecedor de materiais para escritório, com vendas multicanal em Pequim, Xangai e Shenzhen / Guangzhou.

Expandiu sua presença em 2007 através de uma joint-venture com a Peipei, o maior grupo de lojas de materiais para escritório local, em Jiangsu, fundado em 1998.

No continente asiático e também no pacífico (Oceania), a Staples atende os seguintes países:
- Taiwan (UB Express)
- Índia (Staples Future)
- Austrália (Staples)

Finanças e aquisições recentes

Em 1998, Staples alcançou a marca de $23 bilhões de dólares em vendas. No mesmo ano, a empresa adquiriu a americana Quill Corporation, cujo negócio baseava-se na venda por correspondência para pequenas e médias empresas. Quill (www.quill.com) é reconhecida nos EUA pelo serviço de excelência a negócios especializados, como o jurídico, o ensino e o médico.

Em Julho de 2008, Staples adquiriu a Corporate Express, uma das empresas de referência no fornecimento de material de escritório a empresas e instituições. Hoje, é cotada na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NASDAQ) pela sigla SPLS, desde 27 de abril de 1989. Mais informações disponíveis em www.staples.com/sbd/content/about/media/international.html